Dia de eletrônicos com super ofertas só hoje! - Submarino.com.br

Pesquisar

HISTÓRIA

Sua história atual é semeada por uma recente ascensão dentro do futebol estadual.

1998

Em 1998, se torna profissional e joga pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Mineiro, caindo ainda na primeira fase. Mas acaba ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes que iriam disputar este campeonato.

------------------------------------------------------------------------------------
2004

Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro. No ano seguinte, após boa campanha na Primeira Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo na primeira fase. Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminada pelo Villa Nova.



------------------------------------------------------------------------------------
2006

Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual. Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas foi eliminado logo na segunda fase.

------------------------------------------------------------------------------------
2007

Em 2007, a diretoria contrata o ex-goleiro da seleção chilena, Roberto Rojas, para comandar a Equipe no Mineiro, porém não consegue bons resultados e quase é rebaixado para o Módulo II. Mas no mesmo ano, o time da a volta por cima. A diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o título inédito na Fazendinha.

------------------------------------------------------------------------------------
2008

Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo. Após manter a base da Taça Minas Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro, e a vaga para as semifinais. No primeiro jogo, o Ituiutaba mandou seu jogo no Mineirão (por questões financeiras) e conseguiu um empate incrível com o Cruzeiro (4 x 4, após estar perdendo por 4 x 1). No Segundo jogo (novamente no Mineirão, só que desta vez com mando de campo do Cruzeiro), o time começa vencendo no primeiro tempo por 1 x 0. Porém, não aguenta a pressão e o cansaço, e o Cruzeiro vira o jogo em 3 x 1. Com a 4ª posição, consegue vaga para série C de 2008 e Copa do Brasil de 2009. O time faz uma campanha ótima na primeira fase da série C, ficando invicto, mas é eliminado na terceira fase da Série C, ficando assim em 10º lugar, garantindo vaga na série C de 2009, que será disputada por 20 clubes.

------------------------------------------------------------------------------------
2009

No Campeonato Mineiro de 2009, o Ituiutaba terminou a primeira fase em 3ºlugar geral, com 20 pontos, atrás apenas de Cruzeiro e Atlético. Em 11 jogos conseguiu 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nas quartas de final, enfrentou o Democrata de Governador Valadares, vencendo as duas partidas, por 1 a 0 (em casa) e 2 a 1 (fora). Na semi-final, foi desclassificado pelo Cruzeiro, perdendo as duas partidas, ambas jogadas no Mineirão, por 4 a 1 e 2 a 1.

Na Série C de 2009 fez uma campanha razoavel. Sem conseguir passar da primeira fase (3º colocado), ficou em 11º lugar na classificação final. Na Taça Minas Gerais, no entanto, fez a pior campanha de sua história, ficando em ultimo lugar, sem nenhuma vitória.

------------------------------------------------------------------------------------
2010

Em 2010, o Ituiutaba foi a equipe com a pior campanha no Campeonato Mineiro, sendo rebaixado para o Módulo II, depois de 6 anos na divisão principal do estadual.O time conseguiu na competição apenas uma única vitória, empatando duas e perdendo as outras oito.

Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase pelo Goiás. A equipe mineira perdeu a primeira partida no Estádio da Fazendinha por 2 a 3. Mesmo vencendo o jogo até metade do segundo tempo por 2 a 1, nos 25 minutos finais, a equipe goiana conseguiu uma virada em 2 falhas de marcação. Mesmo com uma péssima campanha no Mineiro 2010, a torcida Boveta compareceu e apoiou o time. O segundo jogo foi no Estádio da Serrinha, em Goiânia. A partida terminou sem gols, classificando o time esmeraldino.

Na Série C do Campeonato Brasileiro a equipe surpreendeu e conseguiu um feito inédito em sua história, a ascensão para a Série B. A classificação veio depois de dois empates com a Chapecoense pelas quartas de final. O primeiro jogo, em Santa Catarina, ficou 1 a 1 e o segundo não teve gols. A equipe mineira então, venceu pela regra do gol fora de casa, por empatar o jogo em 0x0.Na semi-final, o adversário foi o tradicional Criciuma. O primeiro jogo foi também em Santa Catarina e terminou empatado em 1 a 1. O segundo foi no estádio Parque do Sabiá em Uberlândia, pois a CBF exige capacidade mínima de 10mil lugares para esta fase do campeonato. O jogo terminou empatado também em 1 a 1. Por dois resultados iguais, a partida foi para os penaltis com a vitória por 4 a 2 para o Ituiutaba. Na grande final, diputada contra o ABC de Natal, o primeiro jogo foi tambem no estádio Parque do Sabiá, com a derrota de 1 a 0 do Ituiutaba. No jogo da volta, o ABC jogou pelo resultado, e a partida terminou empatada sem gols, com o título do ABC.

------------------------------------------------------------------------------------
2011

Em 2011, a equipe do Ituiutaba passa a jogar temporariamente sob o nome de Boa Esporte Clube, devido a mudança de mando de campo para a cidade de Varginha, porem seu nome oficial é Ituiutaba Esporte Clube e nao podera ser mudado em hipotese alguma devido seu estatuto. Depois que as obras estiverem concluídas, o time voltara para Ituiutaba, voltando a utilizar o nome Ituiutaba Esporte Clube. Neste ano foi campeão do Módulo II do Mineiro, regressando a 1ª divisão dos profissionais de Minas, porém alterou de nome para Boa Esporte Clube, mantendo o seu CNPJ.




------------------------------------------------------------------------------------
Motivo do apelido Boa!

Em 30 de abril de 1947, no salão de festas do Ituiutaba Clube, segundo pavimento, fundaram solenemente o Boa Vontade Esporte Clube, sob a liderança de Luiz Alberto Franco Junqueira, Saulo de Freitas Barros e Nadim Derze, com o apoio de Pascoal di Rosatto, Abadio Manoel da Costa(Badião), Aziz Abdalla Mussa, Afif Abdalla Mussa, Paulo Chaves, João Nina, José Batista Ferreira(Zé Padre), Roque de Souza Bastos, Giberto Vilela Cancella(Bete Cancela), Roney Dantas de Brito,Jacob Nicolau Tahan, Gastão Vilela França, Gilson Vilela Cancella(Nenê Cancella), Pedro de Freitas Barros, Manoel Ribeiro de Oliveira(Neca),João Batista Castanheira (Cumba),Sidney de Souza, Ari Rodrigues da Cunha, Juarez Alves Muniz(I), Ardelino Ferreira(Tingo).

O nome Boa é portanto, o primeiro nome do Ituiutaba Esporte Clube, que teve como primeiro presidente o jovem Luiz Alberto Franco Junqueira, treinador Saulo de Freitas Barros. No seu primeiro ano de existência o BOA ganhou o torneio da Taça Philco, oferta de Gildo Vilela Cancella.No mesmo ano de 1947, o Boa passou a denominar-se Ituiutaba Esporte Clube. O clube possui hino próprio, elaborado por Lourival Balduíno do Carmo, conhecido por Barão Barbeiro, natural de Uberaba-MG e autor também do hino do Uberaba Sport Club.